Acesso
Aluno

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

   CONVOCATÓRIA - ORIENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Para celebrar os 30 Anos do Omicron Centro de Fotografia, abrimos vagas para orientação individual através do Programa de Acompanhamento de Projetos Fotográficos 2016.

• QUEM PODE PARTICIPAR? Fotógrafos iniciantes ou profissionais que queiram desenvolver um projeto fotográfico pessoal.

• QUANDO E COMO SERÁ O ACOMPANHAMENTO? Serão encontros quinzenais de aproximadamente 1 hora cada, no horário e data agendados com o professor orientador que acontecerão durante seis meses, a partir do início da orientação, num total de aproximadamente 15 h/a presenciais.

• COMO PARTICIPAR? Enviar um email para luciana@omicronfotografia.com.br com o seguinte material:

Dados pessoais (nome completo, tel, email).

Minibio (máximo 400 caracteres incluindo espaços).

Texto sobre o material que pretende produzir durante o acompanhamento (máximo 500 caracteres incluindo espaços) e com qual orientador selecionado.

Os textos devem ser enviados em um único arquivo renomeado nome_do_autor.pdf

8 a 15 fotos do ensaio que pretende produzir durante o acompanhamento ou fotos de outro ensaio já finalizado. As imagens deve ter tamanho de 1080 px a aresta maior, e devem ser renomeadas para nome_do_autor_nome_do_projeto_00.jpg, nome_do_autor_nome_do_projeto_01.jpg, etc...

As imagens e o texto devem ser enviadas em um único arquivo zipado.

Os projetos que tiverem algum item fora do padrão estipulado ns regras da convocatória, serão imediatamente desclassificados.

PRAZO PARA SE INSCREVER: inscrições abertas ininterruptamente.

INVESTIMENTO: R$ 300,00 mensais, durante 6 meses.

QUEM SÃO OS ORIENTADORES?

 

ANDRÉ ZIELONKA

Minibio: Atua como fotógrafo há 20 anos. Natural de Curitiba, iniciou sua trajetória colaborando para diversos jornais e revistas. Graduado em Jornalismo, com especialização em Ecoturismo e Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, pela Universidade Cândido Mendes – RJ, nofinal dos anos 90 viajou para os EUA em busca de mais estudos e novas experiências fotográficas. Ao retornar, estabeleceu-se como fotógrafo profissional independente. Professor desde 2001, lecionou fotografia básica, laboratório preto-e-branco, fotojornalismo e fotografia documental na PUC-PR durante 10 anos. Desde então, além de suas atividades como fotógrafo e professor, desenvolve projetos documentais como Roda de Angola e coordena a Mostra Caixola – projeções audiofotográficas.

Interesse: áreas do Jornalismo Visual (além do fotojornalismo, como trabalhos audiofotográficos), Fotografia Documental e Autoral, assim como Projetos Fotográficos.

Disponibilidade: segundas à noite.

 

LU BERLESE

Minibio: Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP-PR), com especialização em fotografia em Santa Fe (New Mexico/EUA) e fotografia de autor em Barcelona (Espanha). Em 1998 principiou seu caminho no ensino da fotografia, trabalhando com disciplinas técnicas e conceituais e ministrando cursos de Iniciação e de Intermediário, além de Fotografia Publicitária, História da Fotografia, Linguagem Fotográfica, Análise Semiótica da Imagem, Orientação de TCC, entre outras. Possui uma experiência de mais vinte anos como fotógrafa, percorrendo duas vertentes com as quais produz seu trabalho pessoal. Uma, basicamente estética, onde a delicadeza e o contraste se alternam criando espaços oníricos e impactantes. Outra, de natureza filosófica, na qual utiliza a fotografia como meio de reflexão e compreensão do mundo. Ambas vertentes caminham lado a lado e permitem que se expresse por meio dos sais de prata. Ou do seu simulacro. Do particular ao universal.

Interesse: fotografia documental contemporânea, fotografia autoral, especialmente projetos fotográficos sobre memória e família.

Disponibilidade: terças ou quartas à noite, manhã a combinar.

 

QUEM SÃO OS ORIENTADORES?

OSVALDO SANTOS LIMA

Minibio: Fundador do Omicron Centro de Fotografia. Formado em Comunicação Social pela UFPR, aperfeiçoamento em fotografia publicitária pelo SENAC-SP, mestre em Comunicação e Linguagens com trabalho sobre "fotografia documental e identidade". Fotógrafo profissional desde 1986 e professor de fotografia desde 1992. Foi professor efetivo da UFPR, durante 15 anos, onde ministrou aulas de fotografia publicitária e fotojornalismo, para o curso de Comunicação Social. Como fotógrafo, se dedica à pesquisa e trabalhos na linha da fotografia documental, sua especialidade. Considerado referência no ensino da fotografia pela criação de um dos maiores cursos do país que já atendeu mais de 7000 alunos em quase duas décadas de atividade. Apresentou artigos em congressos nacionais e internacionais e recebeu diversos prêmios por seus trabalhos fotográficos (indicação FUNARTE para jovens fotógrafos, finalista do Concurso Leica-Fotografe Melhor e Ilford de fotografia em Preto e branco). Foi o mais jovem professor a ministrar aulas em uma bienal internacional de fotografia. Atualmente se dedica à direção do Curso do Omicron Centro de Fotografia, onde também é professor, e a projetos pessoais de fotografia.

Interesse: trabalhos de fotografia documental em geral, especialmente fotografia documental clássica.

Disponibilidade: noites ou manhãs a combinar.

 

PAULO HENRIQUE CAMARGO

Minibio: Atua como fotógrafo desde 1989. Trabalhou com fotografia publicitária, estúdio, fotojornalismo e assessoria de imprensa, fotografia aérea oblíqua, arquitetura e ambientes, além de atuar como fotógrafo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, coordenando e dando suporte técnico aos trabalhos de pesquisa e reprodução fotográfica que fundamentam as pesquisas desenvolvidas pelo LAB (Laboratório de Estudos de Urbanização, Arquitetura e Preservação) e financiadas pela FAPESP e CNPq. Doutorando em Tecnologia e Sociedade - mediações e cultura com pesquisa em linguagem fotográfica na UTFPR. Mestre em Tecnologia com pesquisa sobre Fotografia, Arte e Linguagem pela UTFPR, especialista em História da Arte com pesquisa sobre Fotografia Contemporânea Brasileira pela Embap-PR e bacharel em Artes Plásticas pela Belas Artes de São Paulo. Paralelamente ao trabalho como pesquisador, professor e fotógrafo de mercado, manteve sua produção pessoal, tendo a oportunidade de participar de vários processos de seleção e de concursos que permitiram expor seus trabalhos, ganhar prêmios e ter obras em acervos públicos e alguns particulares.

 

Interesse: produção autoral com ênfase na linguagem poética.

Disponibilidade: segunda ou terça à noite, tardes ou manhã a combinar.

Investimentos

Em breve abriremos uma nova turma!

 CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE! 

   FOTOGRAFIA DOCUMENTAL

SOBRE O CURSO

Vivemos um momento muito peculiar da história da humanidade. As mudanças tecnológicas transformam os costumes, mudam os aspectos culturais e a tradição das pequenas comunidades, tanto quanto dos grandes centros. A velocidade dessas transformações faz com que o registro dessa história seja imediatamente documentado.

O curso semestral de fotografia documental pretende dar aos alunos as ferramentas necessárias para que possam se lançar nesse universo tão rico e instigante que é o fotodocumentarismo. 

Público-alvo: interessados em projetos fotográficos pessoais com ênfase no fotodocumentarismo. 

Pré-requisito: ter concluído o Curso Anual de Fotografia ou nível intermediário. 

Carga horária: 180 horas/aula (incluindo produção do projeto)

CONTEÚDO ABORDADO

 

• Abordagens éticas do fotodocumentarismo.

• História do documentário clássico.

• Narrativa documental: tema, objetivos, abordagem ética.

• A narrativa documental cinematográfica.

• Street Photography: a fotografia do banal.

• Produção documental contemporânea.

• Métodos investigativos para a produção documental.

• Montagem do projeto.

• Montagem do cronograma de realização e discussão dos temas.

• Visualização de saídas investigativas.

• Literatura e documentário.

• Legislação e projetos culturais.

• Edição e montagem como estratégias narrativas.

• Orientação do projeto de conclusão.

• Seminário temático.

• Leitura de portfólio.

• Qualificação do projeto.

• Banca de conclusão.

PERÍODO E INÍCIO DAS AULAS

As aulas vão de setembro a dezembro de 2016.
Em 2017 haverá duas leituras de portfólio, além das bancas de qualificação e de defesa dos projetos.

 
As aulas acontecerão duas vezes na semana, à noite.


NOVA DATA A DEFINIR!


A Omicron se reserva ao direito de cancelamento do curso se este não atingir o número mínimo de inscritos.  

MINISTRANTES

Osvaldo Santos Lima - Diretor Omicron Centro de Fotografia
André Zielonka
Lu Berlese
Leonardo Régnier
Eduardo Baggio
Helio Dutra
Paulo Henrique Camargo
Tom Lisboa

Investimentos

Em breve abriremos uma nova turma!

 TENHO INTERESSE E AVISE-ME 

   FLASH DE ESTÚDIO - BÁSICO AO AVANÇADO

O domínio da luz em estúdio. Relacionar o equipamento fotográfico com o de iluminação, e portanto dominar a técnica, é fundamental para elaborar a melhor maneira de captar a luz e controlar a fotometria.

Ementa:

- Conceitos de iluminação;

- Fonte de luz e suas caraterísticas;

- Fotometria avançada com o cartão cinza 18%;

- Controle e consequências na iluminação de acordo com as diferentes características da fonte de luz;

- O uso do flash e dos equipamentos e acessórios de estúdio.

- Diferentes técnicas de fotografia de produtos e objetos em estúdio;

PROGRAMAÇÃO:
próxima turma em 2016!

Tem interesse?
Nos encaminhe seu curso de interesse e telefone no contato@omicronfotografia.com.br
Entraremos em contato! ;)

Investimentos

Em breve abriremos uma nova turma!

 TENHO INTERESSE E AVISE-ME 

   EMPREENDEDORISMO COM FREDERICO ANDRADE

A Omicron se reserva ao direito de cancelamento do curso se este não atingir o número mínimo de inscritos. 

Investimentos

Em breve abriremos uma nova turma!

 TENHO INTERESSE E AVISE-ME 

O Centro de Fotografia

   Quem somos
   Filosofia
   Estrutura
   Fale Conosco

Cursos

   Formação Básica
   Formação Complementar
   Formação Completa
   Workshops
   Doses Únicas

Escola

   Mestres
   Grupo de Estudos
   Grupos de Trabalho

Blog

   Blog
 

41 3252-1093

Omicron - Escola de Fotografia
Rua Padre Germano Mayer, 2200
Hugo Lange | Curitiba - PR
CEP: 80.040-170

veja nossos horarios