Acesso
Aluno

FORMAÇÃO COMPLETA

   CURSO PROFISSIONALIZANTE PRESENCIAL

O Curso Profissionalizante Presencial de Fotografia Omicron conta com uma das estruturas mais completas do Brasil e professores capacitados nos mais diversos campos de atuação, o que proporciona uma formação completa, da técnica à cultura fotográfica. Nosso objetivo é preparar os alunos para a construção de um olhar crítico e apurado do mundo que o cerca a fim de que possam atender às demandas do mercado ou desenvolver seus projetos pessoais.

A grade curricular do Curso Profissionalizante Presencial de Fotografia Omicron  foi preparada para orientar a formação do aluno com base nos princípios fundamentais que regem o pensamento e a prática fotográfica.

MOTIVOS PARA FAZER OMICRON

  1. Tradição. Somos a mais antiga escola de fotografia em funcionamento no Paraná. Uma das mais antigas do Brasil.
  2. Professores Mestres e Doutores. Especialistas. Somos o corpo docente mais qualificado!
  3. Turmas pequenas e todas assistidas por monitores.
  4. Café Reflex, com lanches e cafés. Onde alunos e professores trocam experiência durante o intervalo das aulas.
  5. Maior infraestrutura em uma escola particular do país. Quase 1000m2 dedicados ao ensino da fotografia.
  6. Câmeras disponíveis para empréstimo durante as aulas práticas.
  7. Vivência prática das disciplinas e a formação de um portfólio profissional.
  8. Aulas práticas de moda com maquiador, produtor e modelos profissionais.
  9. Desenvolvimento de micro projeto de fotografia documental com leitura de portfólio.
  10. Desenvolvimento de projeto de fotografia autoral e exposição ao final do curso.
  11. (NOVO) Catálogo da exposição virtual e ligado ao site da Omicron contendo os contatos comerciais de todos os alunos formados.
  12. Estacionamento coberto e com segurança.
  13. Somos uma escola de fotografia. E apenas de fotografia. Todo o nosso tempo e esforço foram dedicados à fotografia.
  14. Mais de 7000 alunos formados.
  15. Localizada em um dos mais nobres bairros de Curitiba.
  16. Avaliação de desempenho pela plataforma de EAD - Ensino à distância.
  17. Possibilidade de reposição de aulas. (Em casos previstos pelo Manual do Aluno)
  18. Possibilidade de revisão de aula pelo material do EAD como vídeos, PDFs e exercícios.
  19. O maior estúdio em uma escola de fotografia. 60m2 e um pé direito de 4m.
  20. Método de ensino que prepara para o mercado ao mesmo tempo que cria espírito crítico sobre a a arte fotográfica e suas diversas vertentes.
  21. Exposição fotográfica com todos os formandos do Curso Profissionalizante Presencial.

O PRÉ-FOTOGRÁFICO

Nas aulas que compreendem o primeiro módulo, o aluno entrará em contato com trabalhos fotográficos importantes na história da fotografia, a partir do ponto de vista estético, além do cronológico.

No segundo módulo, o aluno aprenderá a pensar a fotografia enquanto processo e a trabalhar com ferramentas da linguagem fotográfica, a partir do ponto de vista estético e filosófico.

Entender como tudo começou e quais foram os ciclos de produção fotográfica num contexto mais amplo, auxilia o aluno a decidir quais os caminhos possíveis dentro do seu trabalho pessoal.

Acreditamos que estas aulas são fundamentais para a compreensão da linguagem fotográfica e para o desenvolvimento de um olhar fotográfico próprio.

Disciplinas:
Linguagem Fotográfica I – História e Estética Fotográfica – 6 encontros (18h/a)
Linguagem Fotográfica II – A Formação do Olhar – 3 encontros (9h/a)

O ATO FOTOGRÁFICO

Os módulos técnicos que compreendem este tópico, foram pensados para que o aluno entenda e domine o uso do equipamento fotográfico, seja ao ar livre ou no estúdio, e que compreenda e trabalhe a percepção da luz – matéria prima da fotografia.

Nos módulos específicos, o aluno entrará em contato com o mundo da fotografia comercial e da fotografia como expressão pessoal, aliando a técnica e a linguagem fotográfica específica para cada caso.

Disciplinas:
Iniciação à Técnica Fotográfica – Controles básicos da câmera, aberturas do diafragma, velocidades do obturador, ISO, fotometria básica, set-up da câmera, noções de enquadramento - 10 encontros (30h/a)
Introdução às Técnicas de Estúdio – Flash e acessórios de estúdio, conceitos de iluminação – 3 encontros (9h/a)
Intermediário I – Luz Contínua (artificial e natural), Brilho de Cena, Fotometria Avançada – 4 encontros (12h/a)
Intermediário II – Flash Eletrônico (TTL e manual), Luz Mista, Strobist – 6 encontros (18 h/a)
Fotografia de Still – Diferentes técnicas de fotografia de produtos e objetos em estúdio, Interpretação de Briefing, Produção, Elaboração de Orçamento, prática – 5 encontros (15 h/a)
Moda – História da Fotografia de Moda, Direção de Cena para Modelos, Interpretação de Briefing, Produção, Elaboração de Orçamento, prática em estúdio e em locação, Editorial de Moda – 5 encontros (15 h/a)
Fotografia de Ensaios Sociais – O uso da luz natural nos ensaios sociais, Direção de cena, Produção, o uso de acessórios, relacionamento com o cliente, elaboração de Orçamento, prática – 4 encontros (12h/a)
Fotografia de Eventos e Casamentos – Uso do Flash TTL, Direção de Cena para Eventos e Casamento, Elaboração de Orçamento e Produtos Agregados, prática em campo – 4 encontros (12 h/a)
Fotojornalismo – Fotometria específica para fotojornalismo, Pauta, abordagens, Assessoria de Imprensa, Agência de Imagem, prática – 3 encontros (9h/a)
Fotografia Documental – O que é e quais os principais fotógrafos fotodocumentaristas, aula explanatória – 1 encontro (3 h/a)
Fotografia Autoral – desenvolvimento de projeto de conclusão do curso, a partir das abordagens da expressão pessoal, chamada fotografia de autor – 3 encontros presenciais (9h/a) e produção independente.

O PÓS-FOTOGRÁFICO

Este tópico compreende os módulos de Tratamento e Manipulação Digital da Imagem e de Business de Fotografia.

Nos módulos de tratamento digital, o aluno compreende a importância do fluxo do trabalho e do uso do computador como ferramenta de tratamento e de linguagem fotográfica. Ao utilizar os softwares de tratamento digital, percebe que o tratamento pós-fotográfico é parte essencial do processo, pois a fotografia não sai pronta da câmera.

O módulo de empreendedorismo auxilia o aluno na melhor estratégia de entrada no mercado de trabalho.

Disciplinas:
Lightroom – Fluxo de trabalho no tratamento pós-fotográfico. Introdução à edição, organização e indexização das imagens fotográficas. Ferramentas para revelação da imagem digital – 5 encontros (15 h/a)
Photoshop – Tratamento e manipulação da imagem fotográfica. Introdução ao gerenciamento de cor, ajustes básicos da imagem, introdução ao uso de correções e fusões – 5 encontros (15 h/a)
Empreendedorismo – O perfil do empreendedor. O mercado da fotografia. Introdução às estratégias de marketing, vendas e finanças – 3 encontros (9 h/a)

Programas permanentes de capacitação

A boa fotografia é o resultado de um processo constante de estudo, exercício e paixão. Quanto mais envolvido o aluno estiver com o fazer fotográfico, melhores serão os resultados. Para incentivar um envolvimento ainda maior com a fotografia, a produção e difusão da cultura fotográfica, o Omicron Centro de Fotografia criou esta série de projetos extraclasse que diversificam e deixam a formação ainda mais completa.

Conheça e participe!

  • Criado para os egressos Omicron, este projeto trabalha com uma produção fotográfica coletiva com duração de dois anos. São organizados encontros mensais para discussão da produção e no final do projeto é oganizada a exposição do trabalho. O coletivo sempre é coordenado por um de nossos professores.

  • Um clube de benefícios pensado para os amantes da fotografia que oferece descontos e vantagens exclusivas para os associados em cursos, workshops, locação do estúdio e garante convites para as aulas inaugurais e outros eventos promovidos pela Omicron.

    Saiba mais

  • Oferecido aos alunos e sócios do Foto Clube, o Café com Fotógrafo é um encontro dedicado ao bate papo sobre fotografia. A cada encontro um novo fotógrafo traz sua produção e seu olhar fotográfico para ser debatido.

 

INÍCIO DAS AULAS

MARÇO DE 2017

Turmas de seg/qua dia 13 de março

Turmas de ter/qui dia 14 de março

TURMAS DISPONÍVEIS
segundas e quartas > noite
terças e quintas > manhã, tarde ou noite

HORÁRIO DAS AULAS
manhã das 9h15 às 12h

tarde das 14h00 às 16h45

noite das 19h30 às 22h15


Duração do curso: 1 ano letivo
Carga horária total: 336 horas/aula
Máximo de alunos por turma: 21

• A Omicron se reserva ao direito de cancelamento da turma se este não atingir o número mínimo de inscritos. 

Investimentos

Em breve abriremos uma nova turma!

 TENHO INTERESSE E AVISE-ME 

   CURSO PROFISSIONALIZANTE SEMIPRESENCIAL

O Curso Profissionalizante Semi Presencial da Omicron alia o melhor da estrutura física da escola com as mais modernas ferramentas de “ensino à distância” - EAD. O conteúdo é o mesmo de nosso curso presencial. Porém, dado em metade do tempo e com um investimento em alimentação, deslocamento muito menor do que em sua versão presencial.


Para quem esse curso se destina? Para pessoas que tenham dificuldade de deslocamento até a sede da Omicron como moradores da região metropolitana, de outras cidades e estados ou simplesmente para aqueles que se sentem a vontade com as ferramentas de EAD e necessitam fazer o curso de forma mais rápida.

Motivos para fazer seu curso profissionalizante Semi Presencial.

1.Tradição. Somos a mais antiga escola de fotografia em funcionamento no Paraná. Porém, a mais moderna no uso de ferramentas tecnológicas.
2. Somos o corpo docente mais qualificado. Com Mestres e Doutores.
3. Aulas práticas em turmas pequenas e assistidas por monitores.
4. Café Reflex, com lanches e cafés. Onde alunos e professores, durante as atividades práticas, trocam experiências.
5. Maior infraestrutura em uma escola particular do país. Quase 1000m2 dedicados ao ensino da fotografia.
6. Câmeras disponíveis para empréstimo durante as aulas práticas.
7. Aulas presenciais voltada a situações práticas e ao uso de equipamentos.
8. Aula prática de Moda com maquiador, produtor e modelos profissionais.
9. Moderno sistema de aulas à distância que favorece o aprendizado.
10.Desenvolvimento de projeto de fotografia autoral e exposição ao final do curso.
11.Confecção de um catálogo virtual dos alunos,ao final do curso, ligado ao site da Omicron.
12. Estacionamento coberto e com segurança.
13. Somos uma escola de fotografia. E apenas de fotografia. Todo o nosso tempo e esforço são dedicados à fotografia.
14. Mais de 7000 alunos formados.
15. Localizada em um dos mais nobres bairros de Curitiba.
16. O maior estúdio em uma escola de fotografia. 60m2 e um pé direito de 4m.
17. Método de ensino que prepara para o mercado ao mesmo tempo que cria espírito crítico sobre a a arte fotográfica e suas diversas vertentes.
18. Exposição fotográfica com todos os formandos do Curso Semipresencial.
19. Aulas “ao vivo” pela internet para tirar dúvidas.
20. Avaliações constantes de desempenho do corpo docente e ferramentas de feedback em relação ao aprendizado.

O PRÉ-FOTOGRÁFICO


Nas aulas que compreendem o primeiro módulo, o aluno entrará em contato com trabalhos fotográficos importantes na história da fotografia, a partir do ponto de vista estético, além do cronológico.

No segundo módulo, o aluno aprenderá a pensar a fotografia enquanto processo e a trabalhar com ferramentas da linguagem fotográfica, a partir do ponto de vista estético e filosófico.

Entender como tudo começou e quais foram os ciclos de produção fotográfica num contexto mais amplo, auxilia o aluno a decidir quais os caminhos possíveis dentro do seu trabalho pessoal.

Acreditamos que estas aulas são fundamentais para a compreensão da linguagem fotográfica e para o desenvolvimento de um olhar fotográfico próprio.


Disciplinas:

Linguagem Fotográfica I – História e Estética Fotográfica – EAD/Presencial.
Linguagem Fotográfica II – A Formação do Olhar – EAD.

O ATO FOTOGRÁFICO

Os módulos técnicos que compreendem este tópico, foram pensados para que o aluno entenda e domine o uso do equipamento fotográfico, seja ao ar livre ou no estúdio, e que compreenda e trabalhe a percepção da luz – matéria prima da fotografia.

No Semipresencial o aluno terá diversas aulas de campo práticas no intuito de exercitar os fundamentos apreendidos pelo EAD.

Disciplinas:

Iniciação à Técnica Fotográfica – Controles básicos da câmera, aberturas do diafragma, velocidades do obturador, ISO, fotometria básica, set-up da câmera, noções de enquadramento - EAD/Presencial
Introdução às Técnicas de Estúdio – Flash e acessórios de estúdio, conceitos de iluminação – EAD/Presencial
Intermediário I – Luz Contínua (artificial e natural), Brilho de Cena, Fotometria Avançada – EAD/Presencial
Intermediário II – Flash Eletrônico (TTL e manual), Luz Mista, Strobist – EAD/Presencial
Fotografia de Still – Diferentes técnicas de fotografia de produtos e objetos em estúdio, Interpretação de Briefing, Produção, Elaboração de Orçamento, prática – EAD/Presencial
Moda – História da Fotografia de Moda, Direção de Cena para Modelos, Interpretação de Briefing, Produção, Elaboração de Orçamento, prática em estúdio e em locação, Editorial de Moda – EAD/Presencial
Fotografia de Ensaios Sociais – O uso da luz natural nos ensaios sociais, Direção de cena, Produção, o uso de acessórios, relacionamento com o cliente, elaboração de Orçamento, prática – EAD/Presencial
Fotografia de Eventos e Casamentos – Uso do Flash TTL, Direção de Cena para Eventos e Casamento, Elaboração de Orçamento e Produtos Agregados, prática em campo – EAD/Presencial
FotojornalismoFotografia Documental – Fotometria específica para fotojornalismo, Pauta, abordagens, Assessoria de Imprensa, Agência de Imagem, prática. / Quais os principais fotógrafos fotodocumentaristas, aula explanatória - EAD/Presencial
Fotografia Autoral – desenvolvimento de projeto de conclusão do curso, a partir das abordagens da expressão pessoal, chamada fotografia de autor – EAD/Presencial

O PÓS-FOTOGRÁFICO

Este tópico compreende os módulos de Tratamento e Manipulação Digital da Imagem e de Business de Fotografia.

Nos módulos de tratamento digital, o aluno compreende a importância do fluxo do trabalho e do uso do computador como ferramenta de tratamento e de linguagem fotográfica. Ao utilizar os softwares de tratamento digital, percebe que o tratamento pós-fotográfico é parte essencial do processo, pois a fotografia não sai pronta da câmera.

O módulo de empreendedorismo auxilia o aluno na melhor estratégia de entrada no mercado de trabalho. Uma das mais importantes disciplinas do curso ao incentivar atitudes empreendedoras de nossos alunos.

Disciplinas:

Lightroom – Fluxo de trabalho no tratamento pós-fotográfico. Introdução à edição, organização e indexização das imagens fotográficas. Ferramentas para revelação da imagem digital – EAD
Photoshop – Tratamento e manipulação da imagem fotográfica. Introdução ao gerenciamento de cor, ajustes básicos da imagem, introdução ao uso de correções e fusões – EAD
Empreendedorismo – O perfil do empreendedor. O mercado da fotografia. Introdução às estratégias de marketing, vendas e finanças – EAD/Presencial

Início: 11/03/2017


Aulas presenciais: Sábados das 9h30min às 12h30min., pela manhã. E pela tarde das 13h30min às 17h00min.

Dia das aulas presenciais: 11/03, 25/03, 08/04, 29/04, 13/05, 27/05, 10/06, 24/06, 08/07 (Exposição de formatura).

É obrigatório a realização dos exercícios de EAD e a visualização de todos os vídeos disponíveis na plataforma de ensino.

Certificado equivalente ao Curso Presencial.

Assista o Prof. Osvaldo Santos Lima apresentar o Curso Semipresencial!

Investimentos

Em breve abriremos uma nova turma!

 TENHO INTERESSE E AVISE-ME 

O Centro de Fotografia

   Quem somos
   Filosofia
   Estrutura
   Fale Conosco

Cursos

   Formação Básica
   Formação Complementar
   Formação Completa Presencial
   Formação Completa Semi Presencial
   Workshops
   Doses Únicas

Escola

   Mestres
   Grupo de Estudos
   Grupos de Trabalho

Blog

   Blog
 

41 3252-1093

Omicron - Escola de Fotografia
Rua Padre Germano Mayer, 2200
Hugo Lange | Curitiba - PR
CEP: 80.040-170

veja nossos horarios